O documentário "Doze meses de resistência: A terra como horizonte de vida" será lançado oficialmente neste sábado, dia 08/07, às 18h, no Acampamento Maria Rosa Do Contestado (MST), em Castro.

Mídias populares

Apresentação

Os Jogos Internos dos Correios (JICs) não serão realizados este ano. O evento que era anual e passou a ser bianual, foi cancelado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), seguindo sugestões da Secretaria Estadual de Saúde, por causa da gripe suína. A sede dos JICs edição 2009 seria  Guaratuba, litoral do Paraná.

O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (SINTCOM) questiona, além do cancelamento dos jogos, os critérios que estava impondo para que os funcionários pudessem participar da competição.

Os trabalhadores estivessem em período de férias ou que tinham mais de uma falta injustificada não poderiam participar dos jogos.

Para o Diretor da Secretaria de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Celso Paiva, o objetivo dos JICs é ter a participação dos funcionários em família. Ele diz que, da forma como a ECT colocou as regras este ano, é impossível efetuar a integração proposta nos jogos. Segundo Paiva, o SINTCOM chegou a manifestar a convocação de um possível boicote dos funcionários nos jogos.

“Pensamos até que a empresa fica fazendo isso tudo com a intenção de acabar com os jogos. Usaram o argumento da gripe suína para cancelar, mas até agora não divulgaram uma nova data e, com certeza, se a empresa mantiver aquela posição de que só os funcionários efetivos podem participar, possivelmente vamos acabar os jogos, porque a maioria é contra essa situação”, explica Paiva.

O carteiro motorizado do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) Central, José Eurides, acredita que todos os trabalhadores deveriam se mobilizar para cobrar a realização dos jogos mesmo que  muitos não tenham interesse.

“A maioria dos funcionários não vão e não querem nem saber do JIC’s. Agora os que vão estão há dois anos sem o evento. Falta colaboração dos funcionários”, observa Eurides.

Para o carteiro do CDD Nova Rússia, Alexandre Vieira, que já participou dos JICs jogando futebol de salão, a empresa deve muito na parte de integração dos funcionários. “É uma forma de integração do pessoal que vai fazer falta”, completa.

O Gerente Regional dos Correios, Osmar Eyng, explicou por telefone ao Portal Comunitário que a previsão é de que os Jogos Internos dos Correios aconteçam ainda neste ano. Sobre as restrições levantadas pelo SINTCOM, Osmar disse que apenas segue as determinações do regimento interno da ECT passadas para sua Diretoria Regional.

EDITORIAL: Uma valiosa e pouco reconhecida profissão

Bloco anterior
Funcionários esperam mais das políticas de prevenção e saúde dos Correios