Projeto de lei pretende achar solução para os animais nas ruas e maus tratos. Um requerimento com solicitação de dados sobre o assunto para a elaboração do projeto já foi enviado à Prefeitura, enquanto a Comissão do Meio Ambiente da Câmara discute problemas do lixão.

No dia 19 de abril, os três grupos ambientalistas da cidade, Grupo Fauna, Abolicionistas Veganos (AVEG) e SOS Bichos de Rua se reuniram com o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Aliel Machado (PCdoB).

O objetivo da reunião foi discutir a proposta de um novo projeto de lei, a ser apresentado na Câmara de Vereadores, que diz respeito à situação dos animais na cidade.

Segundo os grupos e o vereador, as principais reclamações dos cidadãos são sobre os animais nas ruas, tanto cachorros como pombas e suas fezes, que podem causar doenças, além dos maus tratos a animais em geral.

De acordo com Andresa Jacobs, membro do AVEG, os grupos foram ao encontro do vereador para deixá-lo por dentro da situação atual dos animais. Nessa reunião, fizeram uma análise do trabalho feito até então e quais devem ser as prioridades para as discussões sobre o projeto de lei.

“Além disso, é preciso atenção para a situação não só dos cães e gatos, mas também dos cavalos, que vêm sofrendo abusos na cidade”, conta Andresa.

Já foi enviado um pedido de informações à Prefeitura solicitando dados numéricos sobre o assunto. Os principais tópicos do requerimento são quais as políticas públicas adotadas, como anda a política de castramento, a quantidade de profissionais envolvidos e a projeção de custos.

“O requerimento é necessário para poder elaborar um plano que dê certo, baseado em informações”, esclarece Aliel. Ele explica que atualmente a Comissão do Meio Ambiente da Câmara está focada nos problemas do lixão.

O vereador ainda afirma que, quando as informações chegarem, ele pretende marcar outra reunião com os grupos e acelerar o processo que foi deixado meio de lado por causa dos problemas com o lixão. Ainda não há previsão de chegada das informações solicitadas.

Arquivo Comunitário: 06/09/2012 - Grupo Fauna busca apoio dos candidatos à prefeitura pelos direitos dos animais