No dia sete de maio, os estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) escolheram seus delegados para o Congresso da União Paranaense dos Estudantes (Conupe), que será realizado em Ponta Grossa nos dias 17, 18 e 19 de maio.

A eleição também definiu os representantes da universidade para o Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes, que ocorrerá entre os dias 29 de maio e 2 de junho, em Goiânia. A votação foi  realizada no campus Central e Uvaranas, das 9h às 20h.

Segundo Lorena Dantas, integrante da Chapa 2, a eleição aconteceu sem maiores problemas, salvo o atraso no início de votação em algumas urnas. Uma das preocupações dos integrantes das chapas era que o quórum mínimo de 400 votantes não fosse obtido, mas a eleição contou com 482 votos.

A eleição teve como resultado 53 votos para a Chapa 1, 220 para a Chapa 2, 193 para a Chapa 3 e 8 votos para a Chapa 4, mesmo número dos votos nulos. As vagas dos delegados foram distribuídas proporcialmente ao número de votos obtido por cada chapa.

Assim, a Chapa 2 ficou com 4 delegados, Chapa 3 com 3 representantes e a Chapa 1 ficou com 1 pessoa na delegação. A chapa 4 ficou sem representantes, entretanto, o seu único integrante, Rafael Dias, estudante de Serviço Social, diz que concorreu com outro propósito.

“Me candidatei sozinho para ter voz nesse processo de votação, não para ser eleito”. O estudante diz ainda que teve a ideia porque discorda dos moldes dos congressos.

“Cada vez mais, quem manda são os ideais dos partidos políticos e não o que os estudantes realmente clamam. Infelizmente não teve um debate entre as chapas, onde eu levaria essa posição a todos”, ressalta Rafael.

Arquivo comunitário: 16/03/2013 - DCE faz reunião para organizar evento e representação discente