Imprimir

Em Ponta Grossa, dados da Delegacia da Mulher, mostram que a cidade teve crescimento no número de casos. Para isso, grupos como  o Coletivo Corina Portugal e o Núcleo de Estudos da Violência Contra a Mulher (Nevicom) trabalham em defesa dos direitos da mulher.

O número de casos de estupros no país teve aumento de 168%, segundo ultima pesquisa realizada sobre o assunto, entre os anos de 2005 e 2010, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo a organização, as estatísticas de 2013 caminham para aumento desse percentual até o fim do ano.

Para haver um controle sobre a o índice de crimes de Violência Doméstica e Sexual, foi implantado, em 2009, o Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN). Esse sistema é realizado no Sistema Único de Saúde (SUS), e consiste em preencher uma ficha de notificação específica por parte da vítima, relatando a origem e tipo de agressão. 

Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), entre 1980 e 2010 foram assassinadas no Brasil cerca de 92 mil mulheres. Somente entre 2000 e 2010 foram registrados 43 mil casos de violência. Já o número referente aos casos de vítimas que foram a óbito nesse mesmo período passou de 1.353 falecimentos para 4.465, o que representa um crescimento de 230%..

Em Ponta Grossa, segundo dados da Delegacia da Mulher são registrados 3.000 boletins de ocorrência envolvendo violência doméstica. O Coletivo Corina Portugal, entidade feminista de Ponta Grossa, possui como principal bandeira a luta contra a violência e discriminação da mulher. Segundo a representante do movimento, Ligiane de Meira, as mulheres estão denunciando mais os abusos que sofrem dentro e fora de casa. 

Para Ligiane,ainda faltam políticas públicas que deem suporte no que se refere a esse tipo de agressão. “A estrutura de enfretamento a violência contra mulher é extremamente frágil, nós nem temos representação em conselho municipal”, relata.

 

 

Próximo bloco: Grupo Sermais realiza atividades de auxilio aos agressores

Editorial: A lei (quase) suficiente

Categoria: Mulheres/gêneros
Acessos: 6394