Imprimir

O Centro Municipal da Mulher (CMM) de Ponta Grossa é especializado em ginecologia e obstetrícia de alto risco. Sem fila de espera, como garante a coordenadora do local, Renata Moraes, a unidade de saúde atende mulheres encaminhadas por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de atendimento especial. De janeiro a março deste ano, foram 1458 atendimentos de obstetrícia e 1510 ginecológicos.

 

"O Centro atende mulheres de todas as regiões de Ponta Grossa, mas é necessária uma indicação médica. Não atendemos urgências!", explica Renata. Entre ginecologistas e obstetras, são 10 os médicos que atendem no local.

"Aqui realizamos tanto as consultas, quanto agendamentos e procedimentos. Em alguns tipos de exames encaminhamos para outros locais, mas é tudo organizado por aqui", garante a coordenadora. Lá são feitos exames de mama, pélvicos, transvaginais e obstétricos, e os demais são encaminhados a outros cinco lugares da cidade.

O CMM é um segmento da Secretaria Municipal de Saúde, que afirma que o Centro é o único local em Ponta Grossa, exclusivamente voltado para a saúde feminina. Para a Dra. Alaerte Leandro Martins, especializada em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, é necessário haver programas especializados na saúde da mulher em todas as regiões do país.

"Ter políticas é benefício para todas as mulheres, independente de renda", afirmou ela no 4º Colóquio Mulher e Sociedade. O Centro Municipal da Mulher fica na Rua Francisco Ribas, s/n, na Vila Liane. O horário de funcionamento é das 7 às 16 horas, e o telefone para contato é 3238-7876.

 

Arquivo Comunitário

 31/08/11 - 3ª Conferência Regional discute políticas públicas para mulheres

 

Categoria: Mulheres/gêneros
Acessos: 1079