Imprimir

Ações destinadas ao Outubro Rosa estão programadas durante todo o mês nas unidades de saúde e nos sábados em pontos estratégicos da cidade. Dentre eles atendimento de preventivo, exame das mamas e testes rápidos de HIV e sífilis durante os sábados do mês.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde deu início às atividades do Outubro Rosa (campanha para sensibilização da população para o câncer de mama) em Ponta Grossa no dia primeiro do mês com a abertura oficial na Praça do Ar, ao lado da Estação Saudade. 

 

Foram feitos gratuitamente testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite C, coleta de preventivo, dosagem de glicemia, colesterol, pressão arterial e orientações gerais sobre a saúde da mulher.


A enfermeira Adriana Chaves Karau fala sobre a vantagem do dia escolhido para a realização das atividades: “O evento vai ocorrer em todos os sábados deste mês, o que é ótimo para a dona de casa que não tem tempo de fazer esses exames em outros dias da semana”.

Além dos testes médicos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prestou informações e auxílio jurídico para as mulheres que foram à Praça do Ar.

A estudante de Direito Laís Folador conta quais foram as perguntas mais frequentes: “O que as pessoas mais perguntam é sobre pensão alimentícia, direito de posse e moradia, direitos trabalhistas. Questões do dia a dia que elas não sabem como lidar ou recorrer”.

A assistente social e advogada Angela Maria Brandão Ferri explica que a OAB sempre promove eventos deste porte para ajudar a população, orientando sobre todos os direitos que as mulheres possuem. A Ordem entregou panfletos com informações úteis, com endereços e telefones de diversos locais, como Conselho Tutelar, Delegacia do Adolescente, Delegacia da Mulher, entre outros.

No evento também havia uma tenda com enfermeiras fazendo aferição da pressão arterial e panfletagem, com informações sobre o câncer de mama, câncer de colo do útero, a Lei Maria da Penha e outros direitos da mulher.

 

Unidades de saúde continuam o atendimento de preventivo, exame das mamas e testes rápidos durante os sábados do mês


Nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro, das oito horas da manhã às cinco horas da tarde, as seguintes unidades estarão realizando atendimento:
- O Centro Municipal da Mulher, na Vila Liane;
- A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cyro de Lima Garcia, antigo Centro de Atenção à Saúde (CAS) de Oficinas;
- A UBS Rômulo Pazzinato, antigo CAS do Nova Rússia;
- A UBS Luiz Conrado Mansani, antigo CAS de Uvaranas;
- A UBS Egon Roskamp, no bairro Santa Paula;
- Nas unidades móveis, no Parque Ambiental.

No dia 21 de outubro, às seis horas da tarde, haverá uma palestra com o médico ginecologista Gilmar Nascimento e a nutricionista Lorene Simioni Yassin. Os profissionais tratarão sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, assim como outros meios de prevenção. Para participar, é necessário confirmar a presença antecipadamente pelo telefone (42) 3222-8686.

 

Arquivo comunitário

16/10/2014 - Ações da campanha Outubro Rosa chegam à Palmeirinha e outros bairros de Ponta Grossa

Categoria: Mulheres/gêneros
Acessos: 1456