Imprimir

O conjunto habitacional Lagoa Dourada tem apenas uma escola com vagas insuficientes para o local e não tem posto de saúde. Para ir ao médico, os moradores atravessam o arroio Rio Verde, ou precisam dar a volta no bairro, pelo conjunto habitacional Londres, para chegar ao posto de saúde mais próximo.

A dona de casa Luciane Arruda acredita que o Lagoa está crescendo e precisa de mais escolas e unidades de atendimento na área de saúde: “Meu filho estuda no Rio Verde, porque aqui não tem mais vaga. Se precisamos de médico, vamos até Uvaranas. E tem que ser cedo pra conseguir consulta”, explica.

As reivindicações do funcionário da América Latina Logística (ALL) Antônio dos Santos não são diferentes: “Para dar vacina para as crianças precisamos ir até o Núcleo Pintagui. Tudo é longe”, afirma.
 
Antônio acrescenta que é comum acontecer furtos no local: “O vizinho deixou a bicicleta para fora e levaram na hora do almoço”, conta.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Jiovany Kissilévicz, explica que existe projeto aprovado em plenária para criação do posto de saúde na região. Segundo Jiovany, a verba estadual foi liberada.

“Faremos vistoria no local para que se tenha infraestrutura adequada. Faremos as visitas de controle social, que são um dever do conselho”, explica a presidente.

A intenção é que a unidade de saúde abranja os conjuntos Londres, Panamá, São Martin, Costa Rica e Lagoa Dourada. Há previsão também de construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na região.

O primeiro secretário do Conselho, Recson Palentil, explica que a Prefeitura Municipal fez um cronograma de atendimento do município incluindo mapeamentos dos novos bairros.

Recson estima que os conjuntos Londres e Panamá têm cerca de 980 casas. “É papel do Conselho acompanhar os projetos e fiscalizar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), Ministério Público, Tribunal de Contas e Governo Federal”, explica.

 

 Arquivo comunitário:

29/04/2014 - Capela no Lagoa Dourada promove almoço festivo de Dia das Mães
23/07/2014 - Moradores do Lagoa Dourada reclamam da demora nas obras de asfaltamento

 

Categoria: Neves
Acessos: 981