Além do Rio Verde, mais de 30 associações aguardam a construção de espaço para realizar reuniões e atividades comunitárias.

Um ano depois, a reportagem do Portal Comunitário volta ao Rio Verde para saber como está a construção da nova sede da associação de moradores do local. Já fazem mais de dois anos que o antigo espaço, que estava com a estrutura condenada, foi demolido. A construção da nova sede ainda não começou.

O morador José Ribeiro destaca a falta um espaço para a associação: “Antes (na antiga sede) fazíamos festas, reuniões, era um lugar para se reunir e reivindicar”, explica.

Para o professor da rede pública de ensino, Alisson Campos, a ausência do espaço físico não influi no seu trabalho no local. Os projetos Escola da Bola/Atleta do Futuro trabalham com práticas esportivas de crianças de 8 a 17 anos.
“Precisamos apenas do ginásio, mas a comunidade sente falta. Alguns eventos não acontecem mais. Apenas no dia das crianças fazemos uma atividade no próprio ginásio”.


Outro morador do Rio Verde, João Luís Fidelis, conta que ele e seu pai fizeram parte de gestões anteriores da associação. “As pessoas se deslocam para a associação do Núcleo Pitangui, que também tem alguns problemas de estrutura, mas dá para usar”, esclarece.

Segundo o presidente da associação do bairro, Roberto Pinto, o município não tem verba suficiente para realizar a construção da sede. “O processo está em andamento. Não é apenas sede para o Rio Verde, mas para quase 30 associações”, explica o presidente.

 O responsável pelos assuntos comunitários da prefeitura de Ponta Grossa, Paulo dos Santos, confirma a versão de Roberto: “O município tem orçamento para algumas obras, mas são muitas associações para construir. Não temos condições.” Santos acrescenta que estão fazendo um estudo técnico para construir sedes em locais estratégicos que abranjam mais comunidades.

 

Arquivo Comunitário

01/08/2013 - Após demolição da sede da associação, moradores do Rio Verde aguardam nova construção

03/04/2013 - Associação de Moradores do Rio Verde planeja construção de nova sede