O instituto revela que a medida evitará vazios urbanos e procurará garantir segurança à comunidade. Projetos já são planejados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte e pela Secretaria de Planejamento.

Nesta semana, foi sancionada a Lei 273/2015, que inclui, no perímetro urbano do município, uma nova área,  localizada nas proximidades do Jardim Panamá, San Martin, Londres e Costa Rica I e II. O novo espaço fica em frente a uma estrada que ainda possui características rurais, mas na qual já está prevista pavimentação.

No entanto, a inclusão só recebeu o aval do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) após serem acatadas medidas compensatórias para o sistema viário na região.

O presidente do Iplan, Paulo Barros, afirma que é necessário a construção de uma rotatória para acesso a essas localidades. Isso facilitará o fluxo de veículos a partir do entroncamento das ruas Rio Verde, Valério Roncchi e Arichermes Carlos Gobo.

O escopo do projeto já está sendo elaborado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte e pela Secretaria de Planejamento.

“Há um grande fluxo de veículos naquela localização, que também possui obstáculos como as linhas férreas. Por isso, é necessário implantar equipamentos de mobilidade urbana naquele trecho”, afirma o presidente.
A moradora do San Martin, Rosalva Maria Lang, mora em rua não pavimentada. Para ela, é problemático o fato de o local não possuir estrutura. “A gente mora em um local que já é longe do Centro. Sem asfalto, fica muito mais difícil. Às vezes, temos que andar bastante pra pegar ônibus e, numa emergência, algo pode dar errado”, diz.

Conforme Barros, em função dos loteamentos já instalados na região, a inclusão da área à zona urbana de Ponta Grossa tem o objetivo de evitar os vazios urbanos, comuns na cidade devido à falta de planejamento nas expansões ocorridas em anos anteriores.

“Com isso, facilitamos a implantação de outros equipamentos aos habitantes, a exemplo de unidades de saúde, escolas e linhas de ônibus”, conclui.