As opções de lazer ofertadas pelos bairros de Ponta Grossa são muitas vezes escassas. No Núcleo Rio Verde, a Associação de Moradores realizou nas últimas décadas um trabalho que garante à população opções variadas a preços bem acessíveis.

O exemplo se destaca na cidade, onde algumas regiões chegam a não ter sequer um campinho de futebol, restando as crianças recorrer aos espaços improvisados, onde o chinelo funciona como trave e a bola, muitas vezes, rola solta em campo de terra batida.

Embora assegurado pela Constituição Federal de 1988, o direito ao lazer passa quase que despercebido pelas autoridades municipais. Basta um breve passeio pelos bairros da cidade para que nos deparamos apenas com 'academias' voltadas à terceira idade, que na maioria das vezes estão desgastadas pela ação do tempo ou de vândalos, e uma pista de skate.

 

Ações de promoção da estética feminina e do lazer movimentam o bairro Rio Verde

Nesta quarta-feira, dia 30, acontece a "Ação social de corte de cabelo feminino gratuito". A iniciativa, que integra a agenda de eventos da Associação de Moradores, é voltada às mulheres da comunidade.

O evento gratuito é realizado em parceria com empresa voltada à formação profissional em beleza. A ação social tem horário previsto para sete horas da noite e será realizada na Rua Darci Taques de Araujo, sem número - sede da Associação de Moradores do Pitangui.

Fábio Silva, atual presidente da Associação de Moradores Rio Verde, assumiu a gestão no mês de outubro do ano de 2015. Desde então,  'não tem parado', como afirma ele mesmo.

"Dormir com ideias e acordar com atitudes é o maior prazer quando vejo a comunidade onde nasci em total evolução, realizando sonhos de mães, crianças, jovens e adultos através do acesso à cultura, ao esporte e ao lazer. A firma não pára, é Deus no comando", destaca.

Há algumas décadas, a Associação de Moradores tem realizado há algumas décadas um trabalho importante na região. É o caso das ações para a promoção do lazer e do esporte. Fundada no dia 23 de julho do ano de 1982, a entidade se destacou, por muitos anos, pelo papel fundamental na luta pela defesa do direito ao lazer dos que ali vivem.

Aulas gratuitas ou com mensalidades acessíveis

Não faltam opções para a comunidade. Nas terças e quintas-feiras acontecem as aulas de zumba, um exercício físico aeróbico baseado em movimentos de danças latinas. O custo mensal é de R$25, valor voltado totalmente para o pagamento da professora que ministra as aulas.

Outra opção é o balé, um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV. As aulas acontecem todas as sextas às sete horas da noite, e aos e sábados a partir das dez horas da manhã. Custo mensal é de R$20, o qual também é destinado ao pagamento da professora responsável.

E existem também as opções gratuitas, como é o caso das aulas de hip hop, estilo de dança relacionado à música e à cultura hip hop que surgiu entre as comunidades afro-americanas, na década de 1970. As aulas são ministradas aos sábados, das três horas da tarde às sete horas da noite e são totalmente gratuitas e abertas à comunidade.

Todas as aulas acontecem no Ginásio de Esportes Rio Verde, localizado na rua Luis Sodré Swensson, sem número.
Ações de lazer promovem melhorias no bairro

Moradora do bairro desde os 7 anos de idade, Patrícia Lucente, hoje com 32, diz que o trabalho feito pela Associação de Moradores sempre foi muito importante, mas foi deixado de lado durante algum tempo.

"Nós não tínhamos área de lazer e nem de esporte. Eu, como mãe de quatro crianças, acho muito importante que essas atividades continuem sendo desenvolvidas. É um trabalho que traz igualdade social, porque muitas famílias não têm condições de pagar por uma aula de balé, por exemplo”, avalia.

Para ela, a atuação da associação de moradores do bairro contribuiu de forma significativa para a diminuição do número de adolescentes usuários de drogas.

"Antes se você andasse aqui pelo bairro era comum ver vários adolescentes consumindo drogas e álcool pelas ruas. Hoje isso diminuiu e grande parte foi por conta das atividades oferecidas pela associação” .

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar