altA Câmara Municipal de Ponta Grossa recebeu nesta quarta-feira, dia 10, a visita de mais de 100 crianças, entre 8 e 10 anos, dos colégios Sant’Ana e Tales de Mileto. O objetivo  foi mostrar, na prática, o que aprendem em sala de aula sobre o Poder Legislativo,

 

 A coordenadora pedagógica da escola Tales de Mileto, Edenilze Barbosa, destacou que, o que se vive na prática, é mais difícil de ser esquecido. "Aqui as crianças entendem o que um vereador faz e como ele trabalha. É  diferente de ver apenas na sala de aula”. Duas turmas de alunos do 3º e 4º ano participaram da atividade.  

As crianças tiveram a oportunidade de conversar com os vereadores, fazer perguntas e andar pelas instalações da Câmara, além de acompanhar a sessão, que contou com a presença do ex-prefeito e ex-deputado estadual Jocelito Canto. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Aliel Machado(PCdoB), a visita aproxima o poder público das crianças. “Elas trazem alegria para um lugar que passa a imagem de clima pesado”, comenta.   

Há aproximadamente 8 anos, o Colégio Sant'Ana realiza as visitas à Câmara com alunos do 5º ano. A professora de História Bianca Karla Wiechetecki diz que a importância da atividade está na formação dos alunos. “Criamos cidadãos conscientes que no futuro vão votar e cobrar dos políticos”, diz.   

A visita ocorreu antes do início da sessão de votação. Os vereadores Aliel Machado, Pietro Arnaud (PTB) e Antonia Larocca Neto (PDT) responderam perguntas às crianças sobre o funcionamento da Câmara, o trabalho de um vereador, entre outras relacionadas às atividades do Legislativo.

alt