altHá mais de dez anos os moradores da Vila Liane receberam um ginásio da prefeitura municipal. Mas, com a troca de gestões, o local ficou abandonado. No início desse ano, o departamento de esportes resolveu melhorar a sua estrutura física, investindo em limpeza e pintura. A medida é reflexo da intenção de transformar o ginásio em ponto de referência do voleibol na cidade e atrair a comunidade para participar de atividades físicas.

 

O Complexo Esportivo Lourival Santos Lima, mais conhecido como Ginásio da Vila Liane, iniciou suas reformas na última semana de março. A primeira fase do projeto elegeu a quadra de esportes para ser pintada. Posteriormente está prevista a limpeza das paredes e pintura fora dos limites da área desportiva.

De acordo com o coordenador do projeto, Fernando Pereira, a reforma do ginásio é uma maneira de valorizar o espaço e atrair mais frequentadores. “Nos dias 10 e 11 de abril, tivemos um campeonato de vôlei adulto”, aponta Fernando.

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Liga de Voleibol da cidade (criada em fevereiro), visa a realização da “Copa Cidade de Ponta Grossa de Voleibol”, com a finalidade de inclusão social e promoção do esporte local. O primeiro semestre será aberto à participação exclusiva dos pontagrossenses.

Seis equipes já estão garantidas para o torneio, que ocorrerá nas terças-feiras, quintas-feiras e domingos. A partir do segundo semestre, outras cidades dos Campos Gerais poderão se inscrever no Departamento de Esportes da Prefeitura.

Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Liane, Osni Pereira, a reforma veio em boa hora, a pintura era necessária e cobrada há bastante tempo. “Aos poucos estamos conseguindo as reformas”, destaca.

“O ginásio foi construído há pouco mais de uma década. Sua estrutura é boa e o local é de fácil acesso. Só o que faltava era um pouco de incentivo”, afirma o morador Felipe Luccas, que pretende se inscrever nas atividades esportivas assim que as reformas estiverem concluídas.

Segundo Fernando Pereira, a ideia principal é transformar o Complexo Esportivo Lourival Santos Lima em referência na prática do vôlei, assim como o Zucão é conhecido pelo futsal e o Borel Du Vernay pelo basquete.

As atividades estão voltadas inicialmente para os adultos, e mais tarde serão estendidas às crianças. “Há planos para novos projetos no ginásio, o ideal é que as empresas de Ponta Grossa se envolvam com o esporte”, finaliza Fernando.