Ronda
Cerca de 70 pessoas ficaram sem atendimento no dia seguinte à última invasão na Unidade Básica do bairro Ronda
Os funcionários da Unidade Básica de Saúde Roberto Jesus Portela, localizada no bairro Ronda, lidam, há dois meses, com o vandalismo e os assaltos no local. Durante esse período, os vândalos entraram 13 vezes na Unidade.
- Detalhes
- Escrito por Nathasja Jaekel Rotter
- Acessos: 1362
O arroio, na Ronda, está visivelmente sujo e coberto pelo mato. (Foto: Douglas Kahl)
A chuva tem se tornado um transtorno para os moradores do Parque Autoestrada, na Ronda. O arroio da região transborda e inunda as ruas no entorno. Em consequência, a água cobre as pistas, interrompendo o tráfego de veículos.
- Detalhes
- Escrito por douglas kahl
- Acessos: 1474
Em Ponta Grossa, existem inúmeros asilos, mas poucos centros de convivência, que proporcionam atividades de lazer. A Casa do Idoso é um deles. A entidade atende 80 idosos, que vêm de diversas regiões da cidade.
É o caso de Maria da Silva Ribeiro, 74 anos e moradora do Parque Bonsucesso. “Pego três ônibus pra vir para a Casa do Idoso. Acordo bem cedinho, pois tenho que realizar meus afazeres domésticos antes de sair de casa”, conta.
“Adoro vir aqui pra jogar dominó e baralho com minhas amigas”, relata Sebastiana Lourença, 75 anos, integrante da Casa do Idoso. Sebastiana, moradora da Vila Congonhas, também pega três ônibus para se deslocar de sua casa até a entidade.
“Nós gostamos muito daqui. Aqui é nossa casa. Somos sempre muito bem tratadas e recebidas. Já faz 10 anos que frequento a Casa do Idoso. Tenho minhas amigas aqui, são minhas irmãs”, expõe.
Para a médica geriatra Valquíria Ribas, a saúde mental é um dos passos mais importantes para melhorias no cotidiano do indivíduo. Por isso, são necessárias atividades que os mantenham ativos e que, ao mesmo tempo, não sejam cansativas.
“As redes de relações são importantes fontes de suporte social e satisfação com a vida. A percepção de uma boa qualidade de vida está diretamente interligada à autoestima e ao bem-estar. Esses fatores estão associados à sociabilidade”, confirma.
Uma outra opção de centro de convivência, em Ponta Grossa, é a iniciativa “Sou eu”, que acontece na Vila Odete. O projeto oferece, além do lazer, atividades físicas e de integração voltadas aos moradores do bairro.
O grupo tem um cadastro geral com cerca de 100 pessoas e atende uma média de 30 a 35 associados todos os sábado. E, mesmo sendo longe para alguns deles, as atividades valem a pena e eles enfrentam a distância.
Casa do Idoso na Ronda é um dos poucos locais destinados a atividades para idosos na Ronda
Sem apoio do poder público, entidade passa pro dificuldades financeiras
- Detalhes
- Escrito por Leonardo Mordhost, Jaqueline Guerreiro
- Acessos: 1431
Com sede própria há 13 anos, a Casa do Idoso na Ronda reúne idosos de vários cantos da cidade, já que é um dos poucos locais onde a melhor idade pode se reunir e praticar diversas atividades semanalmente.
- Detalhes
- Escrito por Leonardo Mordhost, Jaqueline Guerreiro
- Acessos: 1186
Além das atividades corriqueiras promovidas na Casa do Idoso, para os amantes de esporte também, há pequenos campeonatos. Os diversos troféus, recebidos por eles de 2001 a 2012, enfeitam as prateleiras da Casa. Troféus são nas modalidades de boliche, truco, dominó, cacheta, chute a gol, entre outros.
A Casa do Idoso fica na Rua Nestor Borba, 500, no bairro Ronda. Ela funciona às terças-feiras, das 8 horas até 16h30, e às quintas, das 08 horas às 13h30.
Casa do Idoso na Ronda é um dos poucos locais destinados a atividades para idosos na Ronda
Sem apoio do poder público, entidade passa pro dificuldades financeiras
Atividades feitas na insituição trazem melhoras na saúde da melhor idade
- Detalhes
- Escrito por Leonardo Mordhost, Jaqueline Guerreiro
- Acessos: 1870