A capoeira é uma arte marcial de origem africana que chegou ao Brasil no século XVI, junto ao tráfico de escravos. O termo significa “o mato que nasce depois do desmatamento”, devido ao lugar onde era praticado. O esporte, além de uma diversão é considerado, por profissionais da área, um ótimo exercício físico.

Segundo a profissional de educação física, Aline da Silva, “os exercícios físicos orientados refletem em diversos benefícios como maior produtividade no trabalho e, no dia a dia, levam à prevenção de doenças e ao controle da pressão arterial”, orienta.

Os alunos de Capoeira do Parque Tarobá, que praticam a atividade há mais tempo, já sentem as melhorias no condicionamento físico.Mariana Salles, 14 anos, frequenta as aulas há três anos e conta que, nesse tempo, adquiriu a consciência de zelar pela saúde. “É bom porque a gente pratica esporte, cuida do corpo e faz escolhas pensando no que vai acontecer no futuro”, diz.

Além dessas vantagens, o esporte também é considerado uma forma de controle do peso corporal. Aline da Silva explica que isso resulta na diminuição dos níveis de colesterol e de triglicerídeos.Segundo pesquisa realizada este ano pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, a obesidade infantil atinge 7,3% das crianças brasileiras.

A aluna Raissa Peron, 8 anos, afirma que tem o incentivo dos pais para ir às aulas já que elas auxiliam na perda de peso. “Meus pais gostam porque eu faço mais exercícios”, comenta.

Grupo Muzenza ministra aulas gratuitas de capoeira em parceria com o Parque Tarobá

“Sem disciplina não há progresso e sem progresso não há possibilidade de vitória”

A aliança entre atividade física e condições sociais

Salvar